Nesse momento de crise extrema, compartilho com vocês alguma
recomendações que estive lendo e estudando para garantir a perenidade dos negócios, no curto e médio prazo, imaginando que a crise dure entre 3 e 6 meses.
Em primeiro lugar
Preserve o caixa, a todo custo, CAIXA, CAIXA, CAIXA, lembre-se disso todos os dias.
A crise vai prejudicar fortemente a Liquidez e o Custo de Capital vai aumentar, uma Gestão de Crise tem duas vertentes, Redução de Gastos (Custos, Despesas, Investimentos …) e Aumento (manutenção) de Receitas, mais complicado neste momento em que a população deve ficar em suas casas.
Tão simples quanto isto
Sente sobre o CAIXA. Faça reuniões todos os dias com sua equipe “SWAT” e monitore o CAIXA.
Renove linhas de financiamento que possam estar vencendo, busque linhas novas baratas e inicie contatos com bancos como a Caixa Econômica e Banco do Brasil (se vier algum benefício do Governo, será daí que virá — esteja preparado).
Se tiver Recebíveis em Cartão de Crédito, antecipe o quanto antes (aproveite que as taxas ainda estão relativamente baixas — elas vão subir, muito).
Defina (ou revise) uma Política de CAIXA Mínimo. E não se atreva a usar estes recursos. Somente em último caso “de morte”.
Sobre pessoas
Evite Demissões e Férias, pois consomem CAIXA.
Cancele Promoções (mesmo as já acordadas), Substituições (mesmo as necessárias) e novas Contratações (idem).
Nesta ordem: a) Banco de Horas (negociar com Sindicato); b) Redução de Jornada com redução proporcional de salário (idem) e, em último caso, novamente, evite Demissões e Férias.
Postergar pagamento de Bônus e Prêmios.
Sobre fornecedores
Reveja TODOS os Contratos de Prestação de Serviços. Defina uma Meta (exemplo: redução global de 20%). Seja incisivo. Estamos falando em sobrevivência.
Classifique os Fornecedores por nível estratégico. Os A”, renegocie condições de valor e prazo de pagamento*. “*B” e “C” pare de pagar e deixe para conversar em 3 meses.
Considere deixar de pagar os Impostos.
Intensifique a Venda de Produtos e Serviços on-line (e-Commerce, Delivery, EAD). Preocupe—se com as entregas — vai faltar Caminhão, motoboy, etc…
Tenha paciência e mantenha a calma. Estamos (o mundo todo está) no mesmo “barco”.
As crises são excelentes oportunidades para inovar.
Tenho visto muita gente que esteve visitando centros de inovação como o Vale do Silício, Israel e China e não conseguem inovar.
INOVAÇÃO, segundo o brilhante Silvio Meira (membro do Conselho de Administração do Magazine Luiza)…”
…”É TODA E QUALQUER INICIATIVA QUE GERE MAIS E MELHORES NOTAS FISCAIS”.
Lembrando que são apenas dicas, cada empreendimento tem a sua particularidade, da mesma forma que fomos pegos de surpresa, essa crise também pode passar rápido.
Mãos à obra. É em mares revoltos que se formam os melhores marinheiros.